03 julho 2013

Qual é melhor, Nokia Asha 310, ou Samsung Rex 90 ?



Asha versus Rex.
Isso soa mais como uma batalha entre uma senhora e um dinossauro carnívoro, em vez de uma batalha entre dois smartphones de entrada.


Tanto o Asha 310 eo Rex 90 têm Wifi, mas falta 3G, e possuem suporte Dual-SIM com um slot para cartão SIM hot-swap.

Ambos os telefones tem sistemas operacionais que podem executar aplicativos Java e jogos. A vantagem que o telefone da Samsung tem, é uma tela maior, enquanto a vantagem da Nokia é, bem, todo o resto.

Primeiro, em termos de design, o Rex 90 medidas de 113 x 61,9 x 11,84 milímetros (109 g) e varas para o projeto Samsung habitual com um fator de forma oval em forma semelhante à telefones Galaxy. O Asha 310, por outro lado, mede 109,9 x 54 x 13 mm (104 g) e parece um pouco mais 'premium', com fácil acesso ao slot para cartão microSD e segundo slot para cartão SIM, enquanto no caso do Rex 90 tudo é sob a tampa traseira.

Em termos de qualidade de construção, o acabamento do Asha 310 lhe dá uma vantagem, e aparenta ser muito mais resistente. Enquanto o Rex 90 sente-se que vai desmoronar.

Vamos para a tela. Os Rex 90 com 3,5 polegadas de 320 × 480 (165 ppi) versus as 3 polegadas de 400 × 240 (155 ppi) na tela do Asha 310. Dito isto, TouchWiz UI da Samsung realmente mostra os pixels que há tela, enquanto do S40 UI do Nokia parece ter feito um melhor trabalho de escondê-los, embora talvez a tela menor ajuda com isso.
De qualquer forma ambos não tem as melhores telas que você verá em um telefone.

E então, chegando a hardware, o Asha 310 é alimentado por um processador ARM11 1 Ghz, enquanto o Rex 90 é alimentado por míseros 312MHz do processador XMM2230, que é a principal razão pela qual este telefone era uma dor de cabeça para usar. Como resultado, é muito mais lento que o Asha 310 e seu S40.

O Asha 310 também vem com um cartão de 4 GB microSD na caixa de varejo (no telefone). Por outro lado, o Rex 90 não tem cartão microSD no pacote de varejo, por isso você tem de lidar com ele, que é limitado de 20 MB de memória interna, a menos que você pagar mais e comprar um cartão microSD separadamente.

A vida da bateria do Asha 310 também é muito melhor, graças a sua tela menor e bateria de 1100 mAh contra o Rex 90, que tem uma tela maior e menor 1000 mAh.

Chegando ao software, este é o lugar onde o Asha 310 sobe frente. Como eu mencionei acima, o processador lento é uma questão definitiva sobre o REX, portanto, realizar mesmo a tarefa mais básica requer muita paciência.
Ambos os dispositivos são baseados em Java, mas é interessante ver como eles são completamente diferentes. Ambos têm pré-instalado Twitter e aplicativos do Facebook, mas a experiência do Asha é muito mais rápido e melhor no geral com notificações push.
Falando nisso, o Rex 90 possui 10 jogos da Gameloft livres, mas o Asha 310 possui 40 jogos premium gratuitos da EA.

Já que estamos no tópico de apps, o Rex 90 tem Opera Mini pré-instalado, enquanto que a Nokia tem seu navegador Xpress. Ambos possuem forte compressão de dados do lado do servidor para poupar até 90 por cento de seu uso de dados.
Há também o Nokia Maps, e, surpreendentemente, nenhum aplicativo de mapas há Rex.

Como se isso não fosse o suficiente, você também tem acesso a um monte mais aplicativos e jogos com o Nokia Asha 310, graças à loja Nokia.
Nem tudo sobre o Rex é uma porcaria. É o arranjo homescreen é reconhecidamente melhor, com um punhado de widgets e atalhos.

Chegando a câmera, o Asha 310 tem 2 megapixel de câmera com foco fixo traseiro, enquanto o Rex 90 tem uma câmera de 3.2 megapixels com foco fixo. Ambas as câmeras são muito básicas, mas o Asha 310 tem imagens de melhor qualidade, apesar da contagem ligeiramente inferior megapixel.

Em tudo, é um movimento corajoso bastante pela Samsung para sequer pensar em tentar competir com a linha da Nokia Asha de telefones. Mas a linha REX é apenas uma maneira muito limitada, e empalidece em comparação com a linha Asha da Nokia.



Fontes : PhoneArena (fotos) e unleashthephones.com

3 comentários:

Elton disse...

Asha 310? 1 GHz de processador? Até que ele abre páginas grandes no Nokia Xpress bem liso...

O Rex não deve ter aquele erro "Out of Memory" que me dá no UC Browser. Como a Nokia ainda bota 2 MB de heap nos Asha 309-310?

Nokia Cell S40 & Asha disse...

Elton
já vi esta informação em vários sites, mas, fui conferir no site da nokia, e realmente a nokia não divulga o clock do processador.
o 311 sim tem 1Ghz, acredito que o 310 tenha entre 400 e 600Mhz.

quanto ao Out Of memory, pode ser a memória interna do seu aparelho que esteja cheia, ou seu UCBrowser pode estar com algum ad-on que cause isso... mas é difícil dizer

mas realmente nenhum s40 tem mais que 2MB de heap. o novo asha 501 aceita até 3MB de Heap.

Elton disse...

Eu uso só uma aba no UC, eu acesso foruns/imageboards (tipo 4chan) com imagens na qualidade baixa. Depois de alguns minutos de acesso, ai quero ir na página anterior e toco no botão voltar o UC buga legal e dá o erro.

O asha 310 tem 64 MB de RAM e a Nokia coloca 2 MB de heap... Até o C3 tem 2.5 MB.

Postar um comentário

Estamos temporariamente não recebendo comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.